Gestão de Negócios

Você conhece a real importância da segurança da informação nas empresas?

junho 5, 2019
Tempo de leitura 3 min

Está cada dia mais comum se deparar com notícias que relatam o vazamento de informações de diversas empresas e governos ao redor do mundo. Além de comprometer a reputação dos locais onde isso acontece, esses fatos colocam em risco o segredo de dados que deveriam ser mantidos em segredo.

Por isso, independentemente do tamanho do negócio, a segurança da informação nas empresas é essencial. Neste post, explicamos os motivos pelos quais esse cuidado é tão importante e listamos algumas dicas para quem não quer deixar brechas. Boa leitura!

Qual a importância da segurança da informação nas empresas?

Segurança da informação é o nome dado ao conjunto de mecanismos que têm como intuito proteger qualquer dado considerado sensível, seja por uma empresa, instituição governamental ou até mesmo um cidadão.

A combinação desses procedimentos que visa resguardar informações protegidas segue alguns princípios, para que todos os sistemas adotados priorizem a confidencialidade, a autenticidade, a conformidade e a irretratabilidade palavra um pouco complicada que define que nenhuma operação pode ser desfeita ou reproduzida sem as devidas autorizações.

Mas quais os benefícios de investir na segurança dos dados geridos pela sua empresa? Poderíamos passar vários parágrafos descrevendo aspectos importantes, mas para não alongar demais este texto, vamos nos concentrar em apenas dois.

O primeiro deles é a competitividade. Muitas empresas protegem a todo custo informações que orientam a sua atuação. É o caso, por exemplo, de uma empresa de alimentos que precisa de segredo sobre a fórmula do seu produto ou de uma desenvolvedora de programas de informática que necessita de proteção para o código-fonte dos seus programas.

O segundo ponto é a reputação perante o mercado. O dano causado à imagem de uma empresa que tem problemas com o vazamento de dados sigilosos pode ser incontornável.

Quais procedimentos de segurança devem ser implementados?

Existem inúmeras formas de proteger informações para que elas não caiam em mãos erradas. No entanto, as dicas a seguir cumprem boa parte da missão de manter as informações de uma empresa seguras, principalmente quando estamos falando em negócio de pequeno porte.

Faça back-ups

Os back-ups são cópias de segurança, mantidas para caso seja necessário recuperar determinada informação. Em um cenário no qual ataques que buscam deletar informações são comuns, todas as empresas devem se preocupar em manter cópias sempre atualizadas de tudo o que é pertinente para a segurança e funcionamento do negócio.

Garanta a segurança da conexão à internet

As redes de internet, principalmente as sem fio, se tornam grandes portas de entrada para invasores se estiverem sem a devida proteção. Por isso, invista em equipamentos que distribuem o sinal (chamados de roteadores) com padrão de segurança mais avançado, adote senhas fortes e, se possível, ative uma tecnologia que bloqueia a conexão de máquinas não autorizadas.

Além desses procedimentos, toda a infraestrutura tecnológica pertinente ao seu negócio deve estar em dia. Isso inclui o local em que computadores e demais equipamentos estão instalados e a atualização constante dos programas utilizados, já que as versões mais recentes costumam corrigir falhas que podem se transforma em brechar para ataques. Todos esses passos fazem parte dos cuidados com a segurança da informação nas empresas.

Gostou do texto? Então assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos no seu e-mail!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário