Gestão de Negócios

Transformação digital nas empresas também é realidade nas MPEs

dezembro 18, 2018
Tempo de leitura 4 min

Não é mais possível pensar em ambiente de negócios sem considerar o papel decisivo da transformação digital nas empresas. Por meio de novos recursos tecnológicos, mas também de estratégias e modelos de negócios pensados para a era digital, organizações estão se tornando mais competitivas e rentáveis.

Esse contexto favorece, inclusive, as micro e pequenas empresas (MPEs), que já estão se integrando a essa nova realidade. Leia nosso artigo e entenda o que é a transformação digital e quais são as suas vantagens!

O que é a transformação digital?

Transformação digital é o processo de incorporação da tecnologia de forma abrangente nas empresas, englobando gestão, processos e desenvolvimento de produtos e serviços. Mas só essa definição não é suficiente para dar a dimensão do fenômeno que está revolucionando o ambiente de negócios mundial.

No livro Transformação digital: Repensando o seu negócio para a era digital, o consultor David Rogers aprofunda o conceito, fazendo a seguinte observação:

A transformação digital não tem a ver com tecnologia — tem a ver com estratégia e novas maneiras de pensar. Transformar-se para a era digital exige que o negócio atualize sua mentalidade estratégica, muito mais do que sua estrutura de TI.

É por isso que a transformação digital é tão desafiadora para as empresas. Não basta apenas adotar novos recursos tecnológicos, é preciso que o modelo de negócios seja pensado para a era digital.

Para Rogers, a tecnologia está impactando 5 domínios estratégicos para as empresas: clientes, competição, dados, inovação e valor. Entenda cada um desses pontos.

Clientes

Os consumidores estão usando recursos digitais para buscar, avaliar e adquirir produtos e serviços. Antes, as empresas desenvolviam suas ações de marketing pensando no mercado de massa. Agora, devem dar mais atenção às redes de clientes, que ganharam força e projeção com as mídias sociais e canais de distribuição de conteúdo, afetando a reputação das marcas.

Competição

Se antes a competição ocorria entre empresas similares, com rivais, fornecedores e mercados bem definidos, atualmente essa distinção não é tão evidente. Novos canais e formatos de distribuição de produtos e serviços podem, inclusive, fazer com que parceiros tradicionais entrem no mercado como fornecedores diretos, atingindo o mesmo público-alvo.

Dados

As empresas precisam aprender a captar e analisar dados que são estratégicos para fazer previsões, compreender o mercado consumidor e tomar decisões. O problema é que hoje tais informações estão dispersas e são geradas em quantidade e velocidade cada vez maiores, tornando imprescindível o investimento em ferramentas de big data.

Inovação

A inovação se tornou um processo mais ágil. Ao invés de apostar em produtos e serviços acabados, prontos para serem colocados no mercado, a inovação passou a ser baseada em testes, sendo desenvolvida de forma mais rápida e barata.

Valor

A proposta de valor, no passado, era clara e praticamente imutável. Hoje, as empresas precisam acompanhar a evolução das necessidades dos clientes e se antecipar a elas.

Quais são as vantagens da transformação digital para as PMEs?

A transformação digital nas empresas é uma realidade incontestável. Conforme estudo do Sebrae, o percentual de micro e pequenas empresas com sites na internet aumentou de 11% para 27%, entre 2015 e 2018.

O estudo também revela que, atualmente, 72% dos empreendimentos desse porte usam o WhatsApp para atender clientes e realizar vendas.

Estímulo à inovação

O processo de inovação tem sido estimulado graças ao lançamento de produtos e serviços em fase beta (teste).

Redução de custos

O melhor uso dos dados, a automatização de processos e novos canais de distribuição têm contribuído para a redução de custos nas empresas.

Maior produtividade e eficiência

As ferramentas tecnológicas também permitem às empresas produzir mais gastando menos recursos.

Aumento dos lucros

Conforme uma pesquisa da PwC, as empresas que investem em transformação digital têm duas vezes mais chance de obter um crescimento rápido, com aumento tanto das receitas quanto dos lucros.

Antecipar os desejos dos clientes

Segundo levantamento feito pela Dell em parceria com a Intel, 22,2% das PMEs escolheram novas tecnologias motivas por necessidades dos clientes.

A transformação digital nas empresas é a oportunidade para renovar modelos de negócios, tornando-os ainda mais assertivos.

Se você gostou deste artigo sobre a transformação digital nas empresas, compartilhe-o nas redes sociais!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário