Gestão de Negócios

Gestão de custos: veja a importância de um aplicativo nesse processo

abril 22, 2019
Tempo de leitura 3 min

Você sabia que a gestão de custos pode fazer bastante diferença nos resultados de sua empresa ao final do mês? Além de ser importante para estabelecer um controle sobre taxas e a afins, essa prática também é fundamental para elaborar um planejamento financeiro eficiente.

Pensando na importância desse assunto, preparamos este artigo. Ao longo do texto, explicaremos a relevância que a gestão de recursos tem no cotidiano das empresas e mostraremos como um aplicativo pode deixar esse processo muito mais rápido. Vamos lá?

Qual a importância da gestão de custos?

Gerir os custos de maneira eficiente é, sem dúvidas, um dos passos mais decisivos para o sucesso de seu negócio. Afinal, por meio desse processo é possível administrar as despesas geradas na hora de vender e produzir seus produtos e serviços.

Muitas vezes, a categorização e a variação desses valores acabam causando confusões para o empreendedor. Isso acontece porque existem custos fixos — gastos rotineiros e necessários para manutenção do negócio, como contas, funcionários, fornecedores etc — e variáveis, que são destinados à produção e à comercialização do que você vende.

Imagine, por exemplo, que você precisa tomar uma decisão sobre a venda de um determinado produto. Será que vale a pena vendê-lo mesmo com o custo tributário e de armazenamento que ele exige? Qual seria o lucro para cada unidade vendida?

Outra situação que exemplifica a importância da gestão de custos é o planejamento a longo prazo. Se você precisa saber quanto é necessário investir nos próximos três meses, é essencial ter em mente quais são os gastos envolvidos nessa operação. Assim, há como estimar a margem de lucro e alcançar a rentabilidade almejada.

Como um aplicativo pode ajudar na gestão de custos?

A vida de quem empreende não é fácil: são muitas atribuições rotineiras para administrar. Felizmente, a tecnologia pode ajudar — o mercado já conta com excelentes aplicativos para realizar um bom controle de tudo o que sua empresa gasta e recebe. Veja alguns benefícios que esse tipo de recurso tecnológico oferece.

Ajuda a conhecer sua receita

Você entende todas as vendas do seu negócio? Ter noção sobre o que foi vendido no dia anterior, na última semana ou no último mês permite acompanhar o desempenho das transações. Escolha um app que mostre o total de vendas e quanto cada operadora e bandeira representa nesse montante.

Fornece uma estimativa dos recebimentos

Que tal navegar pelo calendário do mês vigente e saber o total de recebimentos previstos? Com algumas soluções, você também pode compreender quanto cada meio de pagamento representa. Assim, pode ter um olhar mais detalhado sobre a atividade da empresa.

Contribui para identificar custos de taxas

Confira as taxas cobradas e os valores que são depositados pelas operadoras na conta do empreendimento. Em termos de produtividade, isso é excelente, tendo em vista que você pode analisar quais alternativas são verdadeiramente rentáveis.

Enfim, a gestão de custos é uma prática fundamental para qualquer tipo de negócio. Independentemente de seus objetivos, considere que fazê-la é necessário para que sua empresa se desenvolva e alcance o desempenho que você deseja.

Se você gostou do conteúdo e quer controlar melhor a sua empresa, entre em contato conosco — nós podemos ajudar!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário