Gestão de Negócios

Gestão centralizada na MPE: as vantagens das informações em um só lugar

fevereiro 6, 2019
Tempo de leitura 3 min

Com o avanço tecnológico, gerar informações ficou mais fácil. Qualquer dispositivo eletrônico é capaz de registrar, armazenar e apurar dados. Para as empresas, essa evolução é excelente, pois permite acompanhar uma série de indicadores estratégicos. O problema é que, na maioria das vezes, esses dados estão dispersos, tendo pouca aplicação prática. Por isso é tão importante investir em uma gestão centralizada.

Unificar informações é indispensável para a tomada de decisões e controle financeiro empresarial. Na parte financeira, a centralização ganha ainda mais importância, evitando que dados sobre recebíveis se percam ou deixem de ser avaliados. Neste artigo, vamos detalhar como a gestão centralizada beneficia micro e pequenas empresas (MPE). Confira!

Qual é a importância da gestão centralizada?

A gestão de pequenos negócios é atribulada. Com poucos recursos e pessoas, o empreendedor precisa dar conta de uma série de fatores que impactam suas operações, como negociação com fornecedores, apuração dos resultados, relacionamento com clientes, produtividade etc. Quem está à frente de uma pequena empresa conhece bem essa rotina extenuante.

Mas se alguns sacrifícios são inevitáveis, outros podem ser poupados. É o caso do acesso à informação. Buscar dados e relatórios em diferentes locais é algo que toma tempo, porém é algo comum na maior parte das empresas. Imagine controlar recebíveis a partir das informações fornecidas por diferentes operadoras de cartões? Percebe como é comum e trabalhoso esse processo?

Podemos, inclusive, listar uma série de benefícios promovidos pela gestão centralizada. Confira!

  • facilita o acesso às informações;
  • permite fazer cruzamento de dados estratégicos;
  • aumenta o controle empresarial;
  • diminui erros e retrabalhos;
  • auxilia na tomada de decisões;
  • reduz perdas.

É importante lembrar, ainda, que ter um sistema onde possam ser concentradas informações sobre os processos da empresa é fundamental para que os colaboradores desempenhem bem suas funções de forma eficaz e ágil.

Quais são as vantagens da gestão financeira centralizada?

Um desdobramento da gestão centralizada pode ser sentido na parte financeira. Unificar os dados nessa área é fundamental para garantir que todos os valores e prazos serão gerenciados. Vamos detalhar as principais vantagens. Confira!

Otimização de tempo

Na gestão financeira, os registros e apuração de dados são diários. Agora, imagine buscar informações diversas em diferentes ambientes várias vezes ao dia. Só esse processo já consome muito tempo. Quando as informações estão centralizadas em um único local, fica mais acessá-las a qualquer momento e otimizar o tempo.

Apoio à tomada de decisão

O acesso a um conjunto de informações estratégicas aprimora o processo de tomada de decisões, aumentando a capacidade analítica do gestor, principalmente em situações complexas ou que exijam uma reposta rápida.

Visualização de relatórios em um só local

A gestão financeira centralizada é feita por meio de softwares desenvolvidos para exibir dados de diferentes origens em um mesmo painel de controle. A ideia é que, ao acessar um único sistema, seja possível visualizar todos os relatórios e informações fundamentais para a administração da empresa.

Controle de recebimentos

Um dos desafios das micro e pequenas empresas é fazer o controle de recebimentos. A gestão centralizada permite acompanhar o fluxo dos cartões de crédito, débito e vouchers de forma simples e rápida.

Se você quer saber mais sobre gestão financeira centralizada, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar sua empresa.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário