Gestão de Negócios

Controle de vendas com cartões: como fazer da forma correta?

fevereiro 20, 2019
Tempo de leitura 3 min

Cada vez mais os cartões, sejam eles de crédito, débito ou vales, se tornam a opção preferida de pagamento dos clientes. Esses retângulos de plástico combinam praticidade e segurança, já que desobrigam os consumidores a carregar dinheiro vivo nas carteiras e, em alguns casos, permitem o parcelamento das compras.

Logo, torna-se impensável para qualquer empresa não oferecer essa forma de pagamento, independentemente do tamanho do negócio. Sem as maquininhas, a chance de perder vendas aumenta muito. Mas como fazer o controle de vendas com cartões de forma eficiente? Confira no post!

Por que fazer controle de vendas com cartões de maneira correta?

Em uma venda feita em dinheiro não há muito segredo: assim que a operação é concretizada, o valor entra no caixa. Com as vendas por cartão a situação é diferente: os valores passam por uma série de etapas até serem efetivamente creditados na conta. Isso acontece porque cada operadora trabalha com regras, prazos e taxas diferentes para a prestação do serviço e a liberação do dinheiro.

Portanto, ter um controle rígido sobre as vendas feitas por meio de cartões é a única forma de acompanhar, de forma exata, todo o dinheiro que será recebido. Tal processo permite um melhor planejamento financeiro e uma gestão mais precisa do fluxo de caixa do negócio.

Todavia, essa tarefa não deve utilizar métodos antiquados, como cadernos, planilhas ou filipetas de papel. Eles geram imprecisões que comprometem ou distorcem os cálculos, colocando em dúvida os resultados obtidos com as vendas.

Além de tornar necessário refazer os trabalhos, erros constantes desequilibram as contas do negócio, colocando em risco sua saúde financeira. Eles também prejudicam a tomada de decisão de forma rápida, que é essencial diante das inúmeras preocupações de quem administra uma empresa.

Como a tecnologia contribui para a tarefa?

Nesse contexto, a tecnologia é uma excelente aliada. Com o auxílio dela, processos manuais e recheados de imprecisões são automatizados, reduzindo a chance de equívocos e economizando tempo, que pode ser empregado para a resolução de outros problemas.

E, para se aproveitar desses recursos, não é necessário investir em equipamentos sofisticados. Com um celular já é possível mudar a forma como o controle de vendas por cartão é feito no comércio. Existem aplicativos que oferecem ferramentas de uso simples e descomplicado, permitindo o mapeamento de cada venda e identificando se ela vem de débito, crédito ou vale, além de informar a bandeira e as taxas cobradas.

Essas ferramentas ainda disponibilizam na palma da mão um resumo das vendas feitas no dia anterior, nos últimos 7 dias e ao longo do último mês. Do mesmo modo, também é possível acompanhar quais valores serão depositados nos próximos dias.

Como você viu, o controle de vendas com cartões é indispensável para manter as contas do negócio em ordem. De qualquer forma, essa tarefa não deve ser conduzida de maneira ineficiente, resultando em trabalho excessivo e em erros constantes. Lembre que a tecnologia oferece ótimas ferramentas para facilitar esses processos, inclusive por meio de aplicativos para celular.

Se você quer encontrar uma maneira simples e prática de controlar suas vendas com cartão, conheça a solução oferecida pelo aplicativo Tiquei, entrando em contato conosco agora mesmo pelo nosso site. Facilite seu dia a dia e não perca mais tempo!

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário