Gestão de Negócios

Como a tecnologia otimiza o processo de controle de recebimentos?

dezembro 5, 2018
Tempo de leitura 3 min

O controle de recebimentos é parte fundamental da gestão financeira de qualquer empresa. Esse processo consiste na apuração das receitas a receber e tem impacto direto na sustentabilidade do negócio. Manualmente, não é uma tarefa tão simples de ser executada, pois envolve o acompanhamento das vendas realizadas, dos valores pagos e das transações bancárias e de cartões.

É por isso que a tecnologia tem sido uma forte aliada nesse controle, facilitando processos e tornando-os mais eficientes. Afinal de contas, gerenciar diferentes meios de pagamentos requer atenção a uma série de processos, acompanhamento de prazos e conferências de valores. O desafio para quem tem que fazer tudo isso e ainda dar conta da gestão do negócio é enorme. O ideal é concentrar o foco no que gera lucro para o seu negócio, certo?!

Leia nosso artigo e entenda como a tecnologia pode simplificar o controle de recebimentos na sua empresa!

Quais são as vantagens da tecnologia no controle de recebimentos?

A tecnologia usada no controle de recebimentos hoje está disponível para empresas de todos os portes e ramos de atuação. Mesmo pequenos negócios têm acesso a sistemas e aplicativos capazes de facilitar a gestão sem elevar tanto os custos.

Vamos detalhar, agora, as principais vantagens oferecidas pelos sistemas de controle de pagamento. Acompanhe!

Consultas e relatórios

A tecnologia usada para o controle de recebimentos permite que todos os dados relativos às vendas sejam consultados a qualquer momento, inclusive selecionando períodos específicos. Assim, o dono do estabelecimento consegue fazer análises precisas, podendo, por exemplo, verificar o resultado relativo a um determinado mês, na semana ou na anterior. Esses dados também podem ser exportados para planilhas ou enviados por e-mail para que sejam elaborados relatórios de acompanhamento.

Redução de custos

Você já parou para calcular o tempo que perde reunindo informações e fazendo o controle de recebimentos? Se ainda não fez, deveria. As empresas brasileiras já são excessivamente prejudicadas pela burocracia, que chega a ter um custo maior do que o dos impostos. O que nem sempre é levado em consideração pelos empreendedores é que a própria gestão consome um tempo importante que deveria estar sendo melhor aproveitado.

É importante observar que o controle feito de forma manual pode exigir que se coloque uma pessoa para cuidar exclusivamente das funções que poderiam ser realizadas pelo sistema. Além disso, existe a ocorrência de erros nas apurações, o que também pode provocar perdas. Por todas essas razões, o investimento em tecnologia é um instrumento para reduzir custos na empresa, em longo prazo.

Acompanhamento das taxas cobradas e dos valores depositados

O aplicativo usado no controle de recebimentos permite a verificação das taxas cobradas pelas operadoras de cartões, bem como dos valores a serem depositados. Esses lançamentos são indicados previamente, isto é, o empreendedor pode consultar todos os lançamentos previstos para os próximos 30 dias.

Segurança

O aplicativo para controle de recebimentos é baseado em sistemas seguros de conectividade e acesso às informações. O sistema tem como fonte de dados as informações geradas pelas próprias operadoras de cartão.

Centralização das informações

O acesso das informações disponibilizadas pelas operadoras de cartões é centralizado em um único ambiente. Ou seja, ao invés de consultar os dados individualmente, o empreendedor consegue integrar todas as informações no aplicativo, mantendo a segurança e a integridade dos dados.

Na prática, a gestão do negócio como um todo sai ganhando com a adesão à tecnologia no controle de recebimentos.

Gostou das nossas dicas sobre controle de recebimentos? Então, compartilhe este artigo nas redes sociais.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário